30 de julho de 2015

O PROCESSO QUADRIFÁSICO ARISTOTÉLICO

O sábio grego afirmou que para persuadir uma pessoa é necessário passar por quatro etapas: exórdio, narração, provas e peroração. Originalmente escrito para sustentações orais na Ágora ateniense, o processo quadrifásico aristotélico pode ser entendido como um método de persuasão perfeitamente aplicável à publicidade da seguinte maneira: O exórdio tem por função chamar a atenção do consumidor; a narração objetiva envolver a pessoa em determinada história ou situação. As provas vêm logo em seguida à narração e são responsáveis por confirmar tecnicamente que o produto oferecido é bom. Depois, apresenta-se a peroração, que visa confirmar a mensagem que está sendo transmitido e reforçar a marca anunciante ou fazer com que o consumidor conclua da maneira que queremos que ele conclua. É por essa razão que a maioria dos anúncios tem a assinatura ao final da peça.


Celso Figueiredo (Redação Publicitária; Sedução pela Palavra; págs; 62 e 63)

Nenhum comentário: