No plano das idéias, temos um anúncio elaborado a partir de um tema, Dia do Trabalho - a revista circulou na semana que antecedeu essa data -, ao qual se associa o trabalho diário de limpeza da dona-de-casa. A imagem de uma mulher descansando numa cadeira, certamente em decorrência de trabalhar menos, está articulada à proposição do anúncio - a chegada do novo produto que vale para ela como um feriado prolongado - por contiguidade. As cores azul e branca da roupa da mulher e o verde predominante ao fundo combinam com as cores das embalagens, o que consiste numa associação por semelhança. A tipologia do subtítulo "Chegou o sabão em pó que vale por um feriado prolongado" em tom azul e a do slogan convocativo "Pense limpo. Pense Ariel" em vermelho estão igualmente associados por semelhança ao vermelho em destaque no centro das embalagens com o nome do produto. As cores da ilustração ao lado do texto, que equipara um conjunto de objetos de limpeza a uma medida de Ariel, são também associados contiguamente às do produto. Em termos de associação de palavras, temos o paradigma "Dia do Trabalho", e, distribuídas pelo título, subtítulo e texto, as seguintes palavras/frases que se associam a ele por analogia de significado: "trabalhando menos", "feriado prolongado", "trabalho pesado", "trabalhando na sua máquina", "tempo livre".
João Anzanello Carrascoza (Redação Publicitária: estudos sobre a retórica do consumo; pág: 20)
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