22 de julho de 2015

A IMPORTÂNCIA DAS PALAVRAS

Ilude-se quem acredita que a velocidade dos nossos dias desbotou a importância da palavra, dando prepotência à imagem, rápida, intensa e onipresente. A imagem gera o impacto, mas o poder de persuasão está na palavra, assim como a condução do raciocínio do receptor. Imagens chamam a atenção, mas não fixam conceitos. Palavras são capazes de sintetizar percepções, sensações, estados da alma. Palavras é que realizam posicionamento, distinção, persuasão. (...) Vamos usar a razão, a emoção e o senso de oportunidade e falar ao consumidor aquilo que ele está pronto para ouvir. Cochichar delícias ou apregoar vantagens, sempre sabendo que, ao redor, há milhares de outras mensagens querendo a atenção desse mesmo indivíduo. A condição fundamental para o sucesso de uma peça de comunicação é a existência de uma mensagem clara, uma afirmação sobre a marca ou o produto que desejamos fixar na mente dos cidadãos. (...) É fundamental que o criativo caminhe passo a passo nesse processo, partindo do posicionamento da marca, escolhendo o diferencial a ser trabalhado e, sobre esse diferencial, formulando uma afirmação básica. (...) A essa forma mágica de fazer a mensagem aflorar acima do emaranhado de mensagens concorrentes chamamos de Conceito Criativo.

Celso Figueiredo (Redação Publicitária; Sedução pela Palavra; págs: 1, 2 e 3)

Nenhum comentário: