10 de março de 2016

MECANISMOS DE DEFESA

O perigo de perder o amor da mãe ou do pai - o amor dos que amamos - nos apavora e é uma promessa de imensa ansiedade. (...) Por meio de um ou mais dos nossos mecanismos de defesa - quase todos inconscientes -, podemos manter afastados a ansiedade, opondo-nos, resistindo, transformando, livrando-nos - nos defendendo. (...) Essas defesas não se restringem aos problemas da rivalidade entre irmãos. Elas nos servem durante toda a vida, funcionando sempre que uma perda temida ou real começa a gerar ansiedade. Elas nos servem nas situações que de modo inconsciente consideramos perigosas emocionalmente. E, embora façamos uso de uma ou outra em determinados momentos, aquelas às quais recorremos com mais frequência tornam-se parte central do nosso estilo e caráter. Aqui estão os nomes e os significados dos mecanismos diários de defesa mais comuns. E aqui está como podemos fazer uso deles para enfrentar aquele impulso de "destrua esse bebê", quando ele ameaça fazer com que percamos o amor da nossa mãe.

Repressão significa empurrar o impulso indesejado (e qualquer lembrança, emoção ou desejo associados a ele) para longe do consciente. Assim, "não sinto conscientemente vontade de machucar esse bebê". Formação Reativa significa manter o impulso indesejado longe do consciente, superenfatizando o impulso oposto. Assim: "Não quero machucar esse bebê. Eu amo esse bebê". Isolamento significa separar uma ideia do seu conteúdo emocional, de modo que, enquanto perdura o impulso indesejado, todos os sentimentos ligados a ele são empurrados para longe do consciente. Assim: "Tenho uma fantasia constante de ferver meu irmão em óleo, mas não tenho o menor sentimento de ódio contra ele". Negação significa a eliminação de fatos indesejáveis e do impulso indesejável associado a esses fatos, reexaminando-os em nossas fantasias, palavras ou comportamentos. Assim: "Não preciso machucar o bebê, porque continuo a me considerar filho único". Um maravilhoso exemplo de negação é a história da garotinha informada de que ia ganhar um irmão ou uma irmã. Ouviu aquilo num silêncio pensativo, depois ergueu os olhos da barriga da mãe para os olhos dela e disse: "Sim, mas quem vai ser a mamãe do novo bebê?". Regressão significa escapar do impulso indesejado voltando a um estágio anterior do desenvolvimento. Assim: "Em vez de machucar o bebê, que está tomando meu lugar ao lado de mamãe, eu serei o bebê". Projeção significa repudiar o impulso indesejado atribuindo-o a outra pessoa. Assim: "Não quero machucar esse bebê, ele quer me machucar". Identificação significa substituir o impulso indesejado por sentimentos mais bondosos e positivos, tornando-se outra pessoa - a mãe, por exemplo. Assim: "Em vez de machucar o bebê, vou servir de mãe para ele". Voltar-se contra si mesmo significa dirigir o impulso hostil contra si mesmo, ao invés de ferir a pessoa que se quer ferir. Assim: "Em lugar de bater no bebê, vou bater em mim". Às vezes, a pessoa com essa reação identifica-se com a pessoa que odeia. Assim: "Batendo em mim mesmo estou, na verdade, batendo no bebê". Anulação significa expressar os impulsos hostis por meio da fantasia ou de fato e então reparar o dano causado com um ato de boa vontade. Assim: "Primeiro bato no bebê (ou imagino que bato no bebê) e depois anulo o mal que fiz beijando-o". Sublimação significa substituir o impulso indesejável por atividades socialmente aceitáveis. Assim: "Em vez de bater no bebê, vou fazer um desenho". Ou talvez, como no meu caso (em resposta à minha irmã mais moça), a pessoa cresça para escrever um capítulo sobre a rivalidade entre irmãos.

Judith Viorst (Perdas Necessárias; págs: 90, 91 e 92)

Nenhum comentário: