27 de agosto de 2020

SE VENDER SOZINHO

O Hotmail foi um dos primeiros a explorar o potencial viral de produtos digitais - o poder de “se venderem sozinhos” - ao adicionar a chamada “P.S.: get your free email at hotmail” no pé de toda mensagem enviada pelo serviço, com o link de uma página na qual o destinatário podia abrir sua conta. Na mesma época, o PayPal mostrou como era possível crescer de maneira extraordinária criando sinergias entre um produto e uma plataforma digital popular, o eBay. Ao ver que no eBay havia vendedores anunciando o PayPal como um jeito simples de pagar, o time da empresa criou o AutoLink, mecanismo que automaticamente inseria o logo do PayPal e um link para o vendedor se cadastrar e usar o serviço em tudo o que estivesse vendendo. O AutoLink triplicou o número de leilões que usavam o PayPal no eBay e deflagrou o crescimento viral do serviço na plataforma. Já o Linkedin, que penou para ganhar tração no primeiro ano, viu o crescimento disparar no final de 2003, quando o time de engenharia criou uma solução engenhosa para que o usuário puxasse seus contatos no Outlook para adicioná-los a sua rede profissional. O resultado foi um aumento explosivo dos efeitos de rede. Em cada caso desses, o crescimento não exigiu nem publicidade tradicional nem grandes verbas, e sim uma boa dose de astúcia tecnológica.

Sean Ellis & Morgan Brown (Hacking Growth; pág: 7)

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