Criei uma estrutura chamada "Digital Marketing and Measurement Model". É um processo de cinco passos que nos permite identificar uma das melhores métricas para uma empresa, e quais são os melhores lugares para começar a medir e otimizar. Em um cenário ideal, vou trabalhar com o cliente para definir o "Digital Marketing and Measurement Model", essencialmente dizendo para que não permitam que uma pessoa de fora venha descobrir sozinho o que é importante para eles. O cliente me ajuda a entender onde está gastando a maior parte de seu dinheiro e tempo. Onde a maioria de seus funcionários estão investindo seu tempo? E usar tudo isso para trazer melhorias. É uma abordagem focada no cliente. Às vezes, não temos essa possibilidade ou não temos habilidade para trabalhar com o "Digital Marketing and Measurement Model". Se eu for trabalhar às cegas, como costumo dizer, sempre começo com a parte final do processo. Meu objetivo ao envolver o cliente trabalhando na empresa ou como agência, é dizer: "Em trinta dias, trarei mais receitas para a empresa". Não me preocupo com marketing, com cliques ou com landing pages. A primeira coisa que faço é descobrir o que fazer com o processo de pagamento e de compras do site. Se consigo melhorar qualquer coisa na parte final do ciclo, então consigo trazer mais receitas para o cliente. Até mesmo pequenas mudanças feitas no carrinho de compras, no botão "adicione ao carrinho", ou no pagamento. Mudar de três páginas para uma, ou de uma página para duas. Posso melhorar taxas de conversão em poucas semanas. A primeira coisa é medir taxa de abandono, taxa de conversão. Olhar para intervalo de tempo e path land e usar essas métricas para melhorar os resultados do cliente. Esse é o primeiro passo: traga dinheiro sempre. (...) Depois, o que faço no segundo passo é voltar completamente para o início do processo. Normalmente, busco relatórios sobre as 10 melhores landing pages, e qual é a taxa de rejeição dessas 10 melhores páginas. Isso me ajuda a entender de onde vem o maior tráfego e como reduzir a taxa de rejeição para que mais pessoas entrem no ciclo. (...) A segunda coisa que faria seria melhorar landing pages por meio de testes ou coisas do tipo para reduzir a taxa de rejeição. Terceiro passo é sempre entender como melhorar páginas de produtos. Quarto passo, tentaria entender onde a empresa mais gasta com marketing pago e melhorar isso. Então esses são os quatro passos do processo. Mas você pode notar que em todos os casos, não me coloco em primeiro lugar, mas a empresa. Esses são os dois primeiros passos. Nos passos três e quatro, me preocupo com os clientes dos meus clientes. Acredito que fazendo isso, trará um bem para você mesmo. No dia que seu cliente perceber que está interessado em trazer dinheiro, se inicia uma boa relação produtiva de longo prazo.
Avinash Kaushik (Entrevista no RD Summit, 2018)
16 de março de 2021
DIGITAL MARKETING AND MEASUREMENT MODEL
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