A crescente capacidade de empresas de coletar, armazenar e analisar vastos volumes de dados de usuários e de monitorá-los em tempo real permitia que até startups testassem novos recursos, mensagens, branding e outras iniciativas de marketing a custo cada vez menor, a uma velocidade muito maior e com uma taxa de sucesso superior. (...) Esse novo método [growth hacking] para conquistar mercado e adquirir clientes - o qual trocava o velho modelo de grandes verbas de marketing e estratégias não científicas e não mensuráveis por iniciativas mais econômicas e eficazes, uniformes e movidas a dados. (...) Com pessoas com experiência em analytics, engenharia, gestão de produtos e marketing, o growth hacking possibilita a eficiente combinação de análise de dados, know-how técnico e conhecimento de marketing para a rápida geração de ações mais certeiras para turbinar o crescimento. Ao testar ideias promissoras em ritmo acelerado e avaliá-las com métricas objetivas, permite que se descubra muito mais depressa que ideias têm valor e quais não. (...) Esse método é o motor por trás do fenomenal sucesso (...) de muitos outros dos “unicórnios” que mais crescem no Vale do Silício, como Pinterest, BitTorrent, Uber e Linkedin. O mito popular é que essas empresas explodiram apenas porque tiveram uma ideia formidável - uma ideia tão genial e transformadora que tomou de assalto o mercado. Essa versão da história é claramente falsa. Para nenhuma delas foi fácil ou rápido conseguir a adoção em massa - longe disso. Não foi a concepção imaculada de um produto revolucionário, nem um lampejo isolado, um golpe de sorte ou uma jogada de mestre, que as levou ao êxito. Seu sucesso foi fruto, isso sim, de uma atividade célere e metódica de geração e teste de novas ideias para o desenvolvimento e o marketing do produto e também do uso de dados sobre o comportamento de usuários para chegar às grandes ideias que turbinaram o crescimento. (...) O growth hacking é um trabalho de equipe, que os grandes êxitos são fruto da combinação do know-how em programação com a experiência na análise de dados e no marketing e que pouquíssimos indivíduos são mestres em tudo isso. (...) O processo de growth hacking prevê uma série específica de atividades para encontrar novas oportunidades de crescimento e ampliar as já existentes. (...) O processo é um ciclo contínuo com quatro grandes etapas: (1) análise de dados e busca de insights; (2) geração de ideias; (3) priorização de experimentos; e (4) execução dos testes. Depois da quarta etapa, a equipe volta à primeira, para analisar resultados e definir os passos seguintes.
Sean Ellis & Morgan Brown (Hacking Growth; págs: 8, 10, 13, 14, 26 e 48)
Nenhum comentário:
Postar um comentário