8 de dezembro de 2020

ADAPTAÇÃO

As instituições da ordem dialogam com (...) mecanismos do ego que, diante do real como impossibilidade, empurram o indivíduo para a adaptação. O preço da passagem subiu, a inflação corrói meu salário, mas o que podemos fazer? Racionalizo por meio de uma série de meios, buscando nos jornais e na televisão uma explicação: desloco minha raiva e, não podendo brigar com o “sistema”, sem rosto visível, brigo com o primeiro que me provoca, ironizo com piadas, fujo da realidade pelas portas de escape disponíveis na TV a cabo, no primeiro templo que me chama à salvação, no videogame, nas substâncias lícitas ou não que me transportem para fora da realidade. Nessas mediações, portanto, os indivíduos vivem a revolta ou buscam a adaptação no interior da serialidade.

Mauro Luis Iasi (Cidades Rebeldes; pág: 43)


Nando Reis e Arnaldo Antunes (Não Vou Me Adaptar - Ao Vivo em São Paulo)

Nenhum comentário: