5 de setembro de 2019

RITUAIS SUPERSTICIOSOS

Quanto mais imprevisível o mundo se torna, mais buscamos uma sensação de controle sobre nossa vida. E quanto mais ansiedade e incerteza sentimos, mais adotamos comportamentos e rituais supersticiosos para nos guiar. (...) Superstição e ritual foram cientificamente relacionados à necessidade humana de controle em um mundo turbulento. (...) A maioria dos rituais e comportamentos supersticiosos está tão arraigada em nossa cultura e em nossa vida quotidiana que, muitas vezes, nem nos perguntamos por que estamos fazendo aquilo. (...) Produtos e marcas associados a rituais ou superstições são muito mais “grudentos” do que os outros. Em um mundo inconstante e veloz, estamos todos buscando estabilidade e familiaridade, e os rituais de produtos nos proporcionam a ilusão de conforto e participação. (...) Eu até me arriscaria a dizer que há algo tão atraente nessa sensação de estabilidade e familiaridade que muitos consumidores têm um sentimento de lealdade quase religioso em relação a suas marcas e produtos favoritos. (...) A obsessão por uma marca tem muito em comum com rituais e comportamentos supersticiosos - ambos envolvem ações habituais, reincidentes, com pouca ou nenhuma base lógica, e ambos nascem da necessidade de ter uma sensação de controle em um mundo opressivo e complexo.

Martin Lindstrom (A Lógica do Consumo; págs: 84, 87, 90, 91, 94 e 95)

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