12 de dezembro de 2018

O SURGIMENTO DOS NICHOS

 Mas como surgiu essa Long Tail? Chris Anderson aponta três fatores cruciais:

Democratização das ferramentas de produção, ou seja, o barateamento das tecnologias que permitem às pessoas comuns produzirem vídeos, discos, livros e tantos outros bens de consumo.

Redução dos custos de distribuição. Estes novos bens, sejam livros, músicas ou filmes, não dependem mais de suportes físicos, são agora digitais. Não precisam mais serem produzidos em escala industrial, transportados em caminhões, navios e aviões, armazenados em galpões e centros de distribuição e muito menos precisam ser dispostos em prateleiras para serem consumidos. O custo de distribuição é tão somente o custo de uma banda larga de internet para fazer o upload.

Ligação entre oferta e demanda. Os mercados de nicho existem há muito tempo, ou, pelo menos, sempre tiveram potencial de existir. Porém, os custos de produção e distribuição, bem como a tirania das prateleiras ocupadas pelos hits, impediam sua disseminação. Novamente os meios digitais entram em cena para fazer a ponte entre os consumidores em potencial e seus produtos "cult". E basicamente podemos chamar esta ponte de Google! Graças às ferramentas de buscas, estes conteúdos pouco populares puderem chegar às mãos dos excêntricos consumidores de nicho.

Tércio Strutzel (Presença Digital; págs: 10 e 11)

Nenhum comentário: