13 de maio de 2016

WWW.INTERNET


O nome Internet vem de internetworking (ligação entre redes). Embora seja geralmente pensada como sendo uma rede, a Internet na verdade é o conjunto de todas as redes e gateways que usam protocolos TCP/IP. Note-se que a Internet é o conjunto de meios físicos (linhas digitais de alta capacidade, computadores, roteadores etc.) e programas (protocolo TCP/IP) usados para o transporte da informação. A Web (WWW) é apenas um dos diversos serviços disponíveis através da Internet, e as duas palavras não significam a mesma coisa. Fazendo uma comparação simplificada, a Internet seria o equivalente à rede telefônica, com seus cabos, sistemas de discagem e encaminhamento de chamadas. A Web seria similar a usar um telefone para comunicações de voz, embora o mesmo sistema também possa ser usado para transmissões de fax ou dados.

World Wide Web [WWW] é uma função da Internet que junta, em um único e imenso hipertexto ou hiperdocumento (compreende imagens e sons), todos os documentos e hipertextos que a alimentam.

Pierre Lévy (Cibercultura; págs: 27 e 265)


É comum confundir Web e internet - muitos usam os termos de maneira alternativa -, mas a primeira é simplesmente uma das mais populares aplicações da rede (o e-mail é outra). A internet movimenta a informação de um lugar para outro, mas são suas aplicações como a Web que determinam o que pode ser feito usando-se a Internet. Acessada por um navegador, a Web originalmente não passava de um acordo para armazenar toda a informação num formato comum (HTML), combinado com maneiras de conectar pedaços de informação por intermédio dos chamados hiperlinks. O valor supremo da Web era, e ainda é, sua universalidade. É esse princípio de universalidade que faz a web ter tamanha potência em questões comerciais e de livre expressão.

Tim Wu (Impérios da Comunicação; págs: 338 e 339)

Nenhum comentário: