31 de janeiro de 2021

É PRECISO SE MANTER VULNERÁVEL

Charles, por outro lado, se mantinha rígido na recusa em reconhecer sua dor. Anne viria a acreditar que esse estoicismo era “corajoso”, mas que era só um ponto de descanso na longa jornada até a recuperação. “É um abrigo, admissível apenas por um curto período de tempo”, ela escreveria anos depois, pensando com clareza a respeito. “No fim, tem-se que dispensar os abrigos e permanecer aberto ao vulnerável. De outro modo, o tecido da cicatriz vai fechar a ferida e nenhum crescimento ocorrerá. Para crescer, para renascer, é preciso se manter vulnerável – aberto para amar, mas também repulsivamente aberto para a possibilidade de mais sofrimento.”

A. Scott Berg (Lindbergh: uma biografia; pág: 396)


Um camundongo vivia deprimido com medo do gato. Um grande mago teve pena dele e o transformou em gato. Então ele passou a ter medo do cachorro e o mago transformou-o em cachorro. Aí ele começou a temer o tigre. O mago, muito paciente, usou seus poderes para transformá-lo em tigre. Ele, então, passou a temer o caçador. O mago, por fim, desistiu e o transformou de novo em rato, dizendo:

- Nada do que eu fizer irá ajudá-lo, porque você jamais entendeu seu crescimento. É melhor voltar a ser quem sempre foi.

Paulo Coelho (Adultério; pág: 125)


Ame qualquer coisa e seu coração será torcido e possivelmente quebrado. Se você quer ter a certeza de mantê-lo intacto você não deve dá-lo a ninguém, nem mesmo a um animal. Envolva-o cuidadosamente em volta com passatempos e pequenos luxos, evite qualquer envolvimento, tranque-lo seguro no caixãono caixão do seu egoísmo, mas naquele caixão, seguro, escuro, imóvel, sem ar, ele vai mudar, não vai ser quebrado; ele vai se tornar inquebrável, impenetrável, irredimívelAmar é ser vulnerável...

C.S. Lewis


A palavra coragem é interessante. Ela vem da raiz latina - cor, que significa "coração". Portanto, ser corajoso significa viver com o coração. E os fracos, somente os fracos, vivem com a cabeça; receosos, eles criam em torno deles uma segurança baseada na lógica. Com medo, fecham todas as janelas e portas - com teologia, conceitos, palavras, teorias - e do lado de dentro dessas portas e janelas, eles se escondem. O caminho do coração é o caminho da coragem. É viver na insegurança, é viver no amor e confiar, é enfrentar o desconhecido. É deixar o passado para trás e deixar o futuro ser. Coragem é seguir trilhas perigosas. A vida é perigosa. E só os covardes podem evitar o perigo - mas aí já estão mortos. A pessoa que está viva, realmente viva, sempre enfrentará o desconhecido. O perigo está presente, mas ela assumirá o risco. O coração está sempre pronto para enfrentar riscos; o coração é um jogador. A cabeça é um homem de negócios. Ela sempre calcula - ela é astuta. O coração nunca calcula nada. 

Osho

Nenhum comentário: