26 de maio de 2015

SOFTSKILLS

David Ogilvy

(1) Admiro as pessoas que trabalham duro, que enfrentam a batalha. Detesto os passageiros que não trabalham para carregar seu próprio peso no barco. É mais divertido estar com excesso de trabalho do que com trabalho de menos. Existe um fator econômico inerente ao trabalho duro: quanto mais você trabalha, de menos empregados precisamos, e mais lucro realizamos. Quanto mais lucro realizamos, mais dinheiro haverá para todos nós.

(2) Admiro pessoas com cérebro de primeira classe, porque não se pode administrar uma grande agência de publicidade sem pessoas inteligentes. Mas a inteligência não é o suficiente, a menos que esteja combinada com honestidade intelectual.

(3) Tenho uma regra rígida contra o emprego de "afilhados" e esposas, porque eles alimentam a politicagem. Toda vez que dois de nossos funcionários se casam, um deles tem que ir embora - preferivelmente a mulher, para ir cuidar do seu bebê.

(4) Admiro as pessoas que trabalham com prazer. Se você não gosta do que está fazendo, peço que procure outro emprego. Lembre-se do provérbio escocês: "Seja feliz enquanto está vivo, porque você vai ficar morto por muito tempo”.

(5) Desprezo os puxa-sacos que bajulam os seus chefes; eles são geralmente as mesmas pessoas que infernizam os seus subordinados.

(6) Admiro os profissionais autoconfiantes, os artesãos que fazem o seu trabalho com excelência superlativa. Eles parecem respeitar sempre a competência de seus colegas. Eles não espezinham ninguém.

(7) Admiro as pessoas que contratam subordinados suficientemente bons para sucedê-las. Tenho pena das pessoas que se sentem tão inseguras que são compelidas a contratar seres inferiores como seus subordinados.

(8) Admiro as pessoas que desenvolvem os seus subordinados, porque essa é a única maneira pela qual podemos promover dentro de nossas próprias fileiras. Detesto ter que ir fora da agência em busca de gente para cargos importantes, e almejo o dia em que isso nunca será necessário.

(9) Admiro as pessoas com maneiras gentis que tratam os outros como seres humanos. Abomino as pessoas briguentas. Abomino as pessoas que alimentam guerras de papel. A melhor maneira de manter a paz é ser cordial. Lembre-se de Blake:

Eu estava furioso com o meu amigo.
Contei-lhe a minha raiva, a minha raiva passou.
Eu estava furioso com o meu inimigo.
Eu não lhe disse nada, a minha raiva cresceu.

(10) Admiro as pessoas organizadas, que entregam seu trabalho no prazo. O Duque de Wellington nunca foi para casa sem ter antes terminado todo o trabalho que estava em sua mesa.

David Ogilvy (Confissões de um Publicitário; págs: 40, 41 e 42)

Nenhum comentário: