22 de outubro de 2021

3 GRANDES TIPOS DE INOVAÇÃO

Em primeiro lugar, estão inovações que criam novas categorias de produtos e serviços, explorando novos mercados, com novas tecnologias [na tipologia de Christensen, EMPOWERING innovations]. Aqui estamos falando da transformação de produtos e serviços complicados e muito caros [ou inexistentes] em coisas simples e universais [pense Amazon Kindle e a série de produtos e serviços i da Apple]. Tal classe de inovação gera trabalho porque demanda novas competências e, em geral, mais pessoas para criar, fazer, vender, distribuir e cuidar da manutenção de produtos e serviços associados. Segundo, há a classe de SUBSTITUTION innovations, que entregam os produtos e serviços de próxima geração e permitem o crescimento incremental no mesmo mercado ou em mercados adjacentes. O problema econômico, neste tipo de inovação, é que pode não ser necessário mais gente [no mercado de trabalho, no total], pois os que adquirem produtos e serviços resultantes desta classe de inovação, como o próprio nome diz, deixam de adquirir outros, de classe inferior ou anterior, mas do mesmo tipo, talvez provido pelo mesmo agente. Por fim, há as EFFICIENCY innovations, aquelas que estão associadas às melhorias, extensões, variantes e reduções de custos em linhas de produtos existentes e sendo consumidas no mercado atual. Aqui, às vezes nem se percebe alguma inovação no produto e serviço que se consome, pois as mudanças se deram por trás do que você usa. EFICIÊNCIA está associada à (...) o horizonte de curto prazo (...) Tendem a ter como resultado a liberação do capital enterrado em processos ineficientes de fabricação (...); SUBSTITUIÇÃO (...), o médio prazo. (...) é um jogo de soma zero, pelo menos do ponto de vista de trabalho novo. (...) E EMPODERAMENTO (...), o horizonte de longo prazo. (...) criam novos tipos de consumo.

Silvio Meira (Novos Negócios Inovadores de Crescimento Empreendedor no Brasil; págs: 55 e 57)

Nenhum comentário: