29 de julho de 2019

A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA


Como um homem e uma mulher se unem? (...) Podemos prever se um homem e uma mulher terão um segundo encontro com base em como falam no primeiro. (...) O que os dados linguísticos nos disseram? Primeiro, como um homem ou mulher comunica seu interesse. Uma das maneiras de um homem sinalizar que sente atração é óbvia: ele ri das piadas da mulher. Outra é menos óbvia: ao falar, restringe a amplitude do tom de voz. Há pesquisas que indicam que uma voz uniforme é frequentemente vista pelas mulheres como masculina, o que sugere que os homens, talvez de modo subconsciente, exageram sua masculinidade quando gostam de uma mulher. Os cientistas descobriram que uma mulher sinaliza seu interesse variando o tom de voz, usando um tom mais suave e falando trechos mais curtos. Há também pistas importantes sobre o interesse de uma mulher com base em determinadas palavras que usa. É improvável que uma mulher esteja interessada quando usa palavras e frases como “provavelmente” ou “eu acho”. Camaradas, se uma mulher usar essas palavras - ou se gosta “mais ou menos” da bebida, “acha” que está com frio ou “pode ser” que queira outro aperitivo - pode apostar que ela “provavelmente” não está nem “mais ou menos” a fim de você.

Uma mulher provavelmente está interessada quando fala de si mesmo. Ocorre que, para um homem a fim em busca de um sinal, a palavra mais bonita que pode ouvir de uma mulher é: “eu”. Isto é um sinal de que ela se sente confortável. Ela provavelmente também está interessada se usar marcadores discursivos, como “sabe” e “quero dizer”. Por que? Os cientistas observaram que essas frases chamam a atenção do interlocutor. Elas são amigáveis e calorosas e sugerem uma pessoa buscando se conectar, entende o que quero dizer? (...) Mulheres gostam de homens que seguem suas indicações. (...) Um mulher tem mais probabilidade de relatar uma conexão se um homem rir de suas piadas e mantiver a conversa em assuntos que ela introduz em vez de constantemente mudar de assunto para outros sobre o qual queira falar. Mulheres também gostam de homens que expressam apoio e simpatia. Se um homem diz: “Isso é sensacional” ou “Isso é muito legal”, uma mulher é significativamente mais propensa a relatar haver uma conexão. O mesmo acontece se ele usar frases como: “Nossa, que difícil” ou “Você deve estar triste”. (...) Para as mulheres tenho uma má notícia: os dados parecem confirmar uma verdade detestável sobre os homens. A conversa desempenha apenas um pequeno papel em como reagem às mulheres. A aparência física supera todo o resto como preditor do relato de um homem sobre a conexão no contato.

Se há muitas perguntas durante o encontro, é menos provável que tanto o homem quanto a mulher relatem ter havido uma conexão. Isto parece contraintuitivo, você pode pensar que perguntas são um sinal de interesse. Mas nem tanto no primeiro encontro, a maioria das perguntas nesse momento são sinais de tédio. “Quais são seus hobbies?”, “Quantos irmãos e irmãs você tem?” Esses são os tipos de coisas que pessoas dizem quando a conversa empaca. Um ótimo primeiro encontro inclui uma única pergunta no final: “Quer sair comigo de novo?” Se essa for a única pergunta do encontro, a resposta provavelmente será “sim”.

Seth Stephens-Davidowitz (Todo Mundo Mente; págs: 79, 80, 81 e 82)

Nenhum comentário: