26 de janeiro de 2018

CRISPR-CAS9


Iremos falar sobre o que eu acredito ser a inovação mais significante que surgiu nos últimos 50 anos. Tem potencialidade, é maior que quaisquer palavras com que eu possa atestar. O que é isso? É DNA com algo chamado CRISPR-CAS9. O seu impacto nas próximas décadas é quase incomensurável. Irá reorientar a nossa economia, a duração da vida humana, nossas capacidades, como lidamos com as doenças e até o que comemos no jantar todas as noites. Eu acho que a melhor forma de entender isto é quando usamos uma analogia quase perfeita: a eletricidade. Em 1752, Benjamin Franklin, fez o seu famoso experimento, todos nós o conhecemos: uma pipa, uma chave e relâmpagos e ele descobre a eletricidade. Não antes dos próximos 80 anos, em 1831, que tornou-se viável para o uso em tecnologia. Quando um homem chamado Michael Faraday criou o dínamo elétrico que era, na verdade, apenas um gerador de energia bruta. Não antes dos próximos 50 anos, em 1878, que Thomas Edison e o cientista britânico, Joseph Swan, inventaram de forma independente, a propósito, a lâmpada de filamento incandescente, produzindo a primeira lâmpada prática usando eletricidade. Esse foi o ponto crucial da revolução industrial moderna.

Vamos falar sobre DNA. O que é DNA? DNA é uma molécula que carrega a maioria das instruções genéticas usando o desenvolvimento, funcionamento e reprodução de todos os organismos vivos conhecidos. Nós o conhecemos, geralmente, pelos dois filamentos de biopolíemero enrolados um ao outro formando a famosa dupla hélice. Foi descoberta em 1953 por James Watson e Francis Crick. Bem como quando Benjamin Franklin descobriu a eletricidade. As primeiras sequências de DNA foram obtidas no início dos anos 1970 por vários pesquisadores acadêmicos usando um método trabalhoso de cromatografia bidimensional. O primeiro genoma de DNA totalmente sequenciado foi o de uma simples bactéria e isso foi completado em 1977. Um projeto internacional de pesquisa, em 1990, foi organizado para mapear o genoma humano. Todas as 3 bilhões delas. Foi fundado pelo congresso e influenciou mais de 20 centros de pesquisa universitários através do mundo. Em 2001, quase 11 anos depois foi completado e custou uns impressionantes 2.75 bilhões de dólares para completar. A propósito, atualmente, nós podemos ter esse mesmo sequenciamento sendo feito por menos de mil dólares. Penso que isso nos diz um pouco sobre nosso governo e alguns de seus programas. Com a conclusão do mapeamento do genoma humano a mídia entrou em frenesi. Eles previram que em poucos anos nós revolucionaríamos tudo, da medicina até o nosso meio ambiente. Houve até mesmo conversas sobre projetar nossos bebês, extender a vida humana para 150 anos e assim por diante.

Novamente, este é outro grande exemplo de curva alta e nós, claramente, estávamos subindo aquela curva alta. Então, por que nenhuma dessas coisas acontece? Bem, há um segredinho sujo não partilhado por entre todo o entusiasmo. Ler o DNA era apenas metade do desafio, manipula-lo, ou seja, mudar um gene específico, era quase impossível e para fazê-lo custaria muitos milhões de dólares. Nós descobrimos a eletricidade como Franklin mas não podemos fazer nada com isso, ao menos, por enquanto. Passemos, rapidamente, para 2014. Vários cientistas acadêmicos em duas universidades diferentes, simultaneamente, descobriram algo chamado: CRISPR-CAS9. CRISPR é a abreviação de Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats. (CRISPR = Repetições Palindrômicas Curtas Agrupadas e Regularmente Interespaçadas) e CAS9 é um tipo de proteína. CRISPR acessa um par de "tesouras de DNA", permitindo um corte bastante específico e, então, colocar no lugar qualquer porção específica de um genoma. CAS9 é uma proteína no sistema CRISPR que, literalmente, percorre ao longo das fitas de DNA abrindo-as procurando a sequência de correspondência exata que o cientista solicitou. Agora, pela primeira vez, qualquer cientista pode, de forma barata, editar um genoma com grande precisão. Quão barato? Que tal 30 dólares por sequência? Nós fomos de milhões de dólares com uma ferramenta imprecisa para 30 dólares com uma ferramenta altamente precisa. Em 2015, o primeiro genoma embrionário humano foi editado com sucesso e o mundo como conhecemos nunca mais será o mesmo.

Como nota final, há algumas boas lições nisso para todos inovadores. Nº1: frequentemente a invenção de tecnologia é precedida por um período de tempo antes do seu uso prático, que é mais frequentemente concluída por outra parte. É, também, uma grande razão para patentear suas inovações logo no início. E, também, em que você está trabalhando? Eu sei que você pensa que é uma coisa única mas provavelmente alguém simultaneamente está fazendo a mesma coisa.

Nenhum comentário: