4 de agosto de 2017

ATAQUE, DEFESA E MOVIMENTAÇÃO

Atacar com confiança e alcançar os objetivos significa atacar aquilo que o inimigo não está esperando. Do mesmo modo, defender-se com confiança e garantir a segurança de suas posições, significa defender onde o inimigo não poderá atacar. Assim, contra o especialista em ataque, o inimigo não saberá onde se defender, contra o perito em defesa, o inimigo não saberá onde atacar. (...) Garantir-nos de não ser derrotado está em nossas mãos, porém a oportunidade de derrotar o inimigo é dada por ele mesmo. Por isso se diz: "A invencibilidade repousa na defesa, a vulnerabilidade revela-se no ataque". Manter-se e assumir posição defensiva, é porque a força do inimigo é esmagadora, porém lançar-se ao ataque é porque a força do inimigo é deficiente. O especialista em defesa, oculta a si mesmo no mais profundo e indecifrável canto da terra. O especialista em ataque, desfere o golpe de cima das mais altas esferas do Céu. (...) O perito em batalhas move o inimigo, em vez de ser movido por ele. (...) Dessa forma, ele é capaz de, ao mesmo tempo, proteger a si mesmo e alcançar a vitória completa. (...).

Para conseguir atrair o inimigo espontaneamente, ofereça-lhe alguma vantagem; se desejar impedi-lo, é questão de obstruí-lo. (...) Pratique a dissimulação, recorra a manobras enganosas. Movimente-se quando estiver em posição de vantagem, faça mudanças estratégicas dispersando ou concentrando suas forças. (...) Quando necessário esconda suas intenções. (...) Alterando seus planos ele mantém o inimigo no escuro. Mudando seu acampamento, evita que o inimigo preveja seu objetivo (...). Evite movimentar-se inutilmente e somente ataque quando tiver certeza da vantagem. (...) Depois de uma primeira vantagem, não esmoreças nem dês a tuas tropas um repouso precipitado. Empunha a espada com a mesma rapidez de uma torrente que se precipita de um despenhadeiro. Que teu inimigo não tenha tempo sequer de perceber o que está acontecendo e somente recolher os louros da vitória quando o inimigo estiver aniquilado, dando-te assim, condição de fazê-lo com segurança e tranquilidade. (...) A velocidade é a essência da guerra. Aproveite a falta de preparação do adversário, avance por caminhos onde não é esperado e ataque locais desprotegidos. (...) O sucesso da guerra está em estudar cuidadosamente as intenções do inimigo. Se ele mostra inclinação para avançar, atraia-o; se deseja recuar, deixe que ele leve adiante sua intenção. Se o inimigo mostrar alguma vulnerabilidade, avance sobre ele. Conquiste algo que seja de grande importância para seu adversário e não permita que ele saiba qual será o momento de seu ataque. Siga a estratégia determinada, mas procure se adaptar aos movimentos do exército inimigo para garantir o resultado da batalha. A princípio, procure exibir a timidez de uma modesta e humilde donzela, e então o inimigo abrirá suas portas. Depois, imite a velocidade de uma lebre apressada e será tarde demais para que o exército inimigo possa mostrar alguma reação ou oposição (...).

Se estiver distante e tentar provocar um combate, ele quer que avancemos. Se ele estiver acampado em terreno plano, com certeza está protegido por alguma vantagem. Se houver movimento entre as árvores de uma floresta, fique atento. Pode ser que o inimigo esteja avançando. (...) Se uma grande quantidade de pássaros levanta vôo de súbito, é sinal de uma emboscada. Animais assustados indicam que um ataque surpresa está se formando. (...) Sussurros e aumento dos preparativos para guerra significa que o inimigo avançará. Linguagem violenta e movimento agressivo para frente, indicam que ele recuará. (...) Se houver uma vantagem e o inimigo não avançar, ele está exausto. (...) Não persiga um inimigo que finge recuar. Não obstrua um inimigo que volta para casa. Quando cercar o inimigo, deixe uma saída para ele, caso contrário, ele lutará até a morte. Não pressione um inimigo acuado e não se encarnice contra um inimigo derrotado. (...) Atenção ao inimigo enraivecido que está preparado para confrontar-se com você por longo período sem travar batalha nem abandonar sua posição, considere-o com o maior cuidado. E jamais subestima seu inimigo, caso contrário, seria facilmente capturado por ele. (...) Essa é a arte da guerra.

Sun Tzu (A Arte da Guerra; págs: 51, 53, 69, 80, 81, 96, 97, 98, 99, 117, 119, 120 e 121)

Nenhum comentário: