5 de fevereiro de 2016

MEDO

Muhammad Ali

"Se não tiver o guerreiro espiritual dentro de você, nunca será um lutador. Não importa quão grande e forte seja."

"O medo é o maior obstáculo para a aprendizagem, mas também é seu melhor amigo. O medo é como o fogo: se aprender a controlá-lo, o fará trabalhar para você. Se não aprender a controlá-lo, ele vai destruir você e tudo ao seu redor. Como uma bola de neve numa colina, você pode pegá-la e arremessá-la, ou fazer o que quiser com ela antes que comece a rolar, mas, a partir do momento que ela rolar colina abaixo e se tornar enorme, vai esmagar e matar você. Portanto, jamais permita que o medo se desenvolva e aumente sem controle, porque, se não fizer isso, não vai ser capaz de atingir seu objetivo ou salvar sua vida."

"Pense numa corça atravessando um campo aberto. Ao se aproximar da floresta, de repente, seu instinto lhe diz que existe perigo, pode haver um leão ali. Assim que isso acontece, a natureza aciona seu modo de sobrevivência, em que as glândulas suprarrenais injetam adrenalina na corrente sanguínea, fazendo o coração bater mais rápido, o que permite ao corpo realizar proezas extraordinárias de agilidade e força. Se normalmente a corça pode saltar a 5 metros de distância, a adrenalina permite que o primeiro salto seja de 12 ou 15 metros, o suficiente para escapar do perigo iminente. Com o ser humano não é diferente. Quando confrontado com uma situação de intimidação ou medo de se ferir, a adrenalina acelera o coração. Sob a influência das glândulas suprarrenais, as pessoas podem realizar proezas extraordinárias de força."

"Acha que sabe a diferença entre um herói e um covarde, Mike? Bem, não há diferença alguma entre um herói e um covarde naquilo que sentem. É o que fazem que os torna diferentes. O herói e o covarde sentem exatamente a mesma coisa, mas é preciso ter a disciplina para fazer o que um herói faz e para evitar fazer o que o covarde faz."

"Sua mente não é sua amiga, Mike. Espero que saiba disso. Você tem de lutar com sua mente, controlá-la, colocá-la em seu devido lugar. Tem de controlar suas emoções. A fadiga no ringue é 90% psicológica. É apenas a desculpa de um homem que quer desistir. Na noite antes de uma luta, você não vai dormir. Não se preocupe, o outro cara também não. Você vai para a pesagem, ele vai parecer muito maior e mais calmo do que você, mas por dentro ele está com medo. Sua imaginação vai conferir a ele habilidades que ele não tem. Lembre-se, o movimento alivia a tensão. No momento em que o sino toca e vocês entram em contato um com o outro, de repente seu adversário parece uma pessoa qualquer, porque agora a sua imaginação se dissipou. A luta em si é a única realidade que importa. Você tem de aprender a impor sua vontade e a assumir o controle sobre essa realidade."

Cus conversava comigo sobre a importância de agir de forma intuitiva e impessoal e de uma maneira relaxada, evitando que todas as minhas emoções e sentimentos bloqueassem o que eu sabia intuitivamente.

Mike Tyson (Mike Tyson: A Verdade Nua e Crua; págs: 45 e 46)

Nenhum comentário: