22 de julho de 2015

O TEXTO PUBLICITÁRIO

"Ele tem o desafio imenso de transformar produtos, serviços e marcas, por meio de palavras, em informações, em sensações, em experiências, em atributos, em conceitos." (Matinas Suzuki Jr.)

Ilude-se quem acredita que a velocidade dos nossos dias desbotou a importância da palavra. A imagem gera o impacto, mas o poder de persuasão está na palavra. Imagens chamam a atenção, mas não fixam conceitos. Palavras é que realizam posicionamento, distinção, persuasão.

Vamos usar a razão, a emoção e o senso de oportunidade e falar ao consumidor aquilo que ele está pronto para ouvir. Cochichar delícias ou apregoar vantagens, sempre sabendo que, ao redor, há milhares de outras mensagens querendo a atenção desse mesmo indivíduo. A condição fundamental para o sucesso de uma peça de comunicação é a existência de uma mensagem clara, uma afirmação sobre a marca ou o produto que desejamos fixar na mente dos cidadãos.

No entender desse grupo [cidadãos], é fundamental que o criativo caminhe passo a passo nesse processo, partindo do posicionamento da marca, escolhendo o diferencial a ser trabalhado e, sobre esse diferencial, formulando uma afirmação básica.

[e]

A essa forma mágica de fazer a mensagem aflorar acima do emaranhado de mensagens concorrentes chamamos de Conceito Criativo.


Celso Figueiredo (Redação Publicitária; Sedução pela Palavra; págs; 1, 2 e 3)

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