26 de maio de 2015

COMPORTAMENTO ADMIRÁVEL SEGUNDO DAVID OGILVY

01 - Admiro as pessoas que trabalham duro, que enfrentam a batalha. Detesto os passageiros que não trabalham para carregar seu próprio peso no barco. É mais divertido estar com excesso de trabalho do que com trabalho de menos. Existe um fator econômico inerente ao trabalho duro: quanto mais você trabalha, de menos empregados precisamos, e mais lucro realizamos. Quanto mais lucro realizamos, mais dinheiro haverá para todos nós.

02 - Admiro pessoas com cérebro de primeira classe, porque não se pode administrar uma grande agência de publicidade sem pessoas inteligentes. Mas a inteligência não é o suficiente, a menos que esteja combinada com honestidade intelectual.

03 - Tenho uma regra rígida contra o emprego de "afilhados" e esposas, porque eles alimentam a politicagem. Toda vez que dois de nossos funcionários se casam, um deles tem que ir embora - preferivelmente a mulher, para ir cuidar do seu bebê.

04 - Admiro as pessoas que trabalham com prazer. Se você não gosta do que está fazendo, peço que procure outro emprego. Lembre-se do provérbio escocês: "Seja feliz enquanto está vivo, porque você vai ficar morto por muito tempo."

05 - Desprezo os puxa-sacos que bajulam os seus chefes; eles são geralmente as mesmas pessoas que infernizam os seus subordinados.

06 - Admiro os profissionais autoconfiantes, os artesãos que fazem o seu trabalho com excelência superlativa. Eles parecem respeitar sempre a competência de seus colegas. Eles não espezinham ninguém.

07 - Admiro as pessoas que contratam subordinados suficientemente bons para sucedê-lo. Tenho pena das pessoas que se sentem tão inseguras que são compelidas a contratar seres inferiores como seus subordinados.

08 - Admiro as pessoas que desenvolvem os seus subordinados, porque essa é a única maneira pela qual podemos promover dentro de nossas próprias fileiras. Detesto ter que ir fora da agência em busca de gente para cargos importantes, e almejo o dia em que isso nunca será necessário.

09 - Admiro as pessoas com maneiras gentis que tratam os outros como seres humanos. Abomino as pessoas que alimentam guerras de papel. A melhor maneira de manter a paz é ser cordial. Lembre-se de Blake:

Eu estava furioso com o meu amigo.
Contei-lhe a minha raiva, a minha raiva passou.
Eu estava furioso com o meu inimigo.
Eu não lhe disse nada, a minha raiva cresceu.

10 - Admiro as pessoas organizadas, que entregam seu trabalho no prazo. O Duque de Wellington nunca foi para casa sem ter antes terminado todo o trabalho que estava em sua mesa.


David Ogilvy (Confissões de um Publicitário: Págs: 40, 41 e 42)

Nenhum comentário: