13 de novembro de 2013

A PERFEITA IMPERFEIÇÃO

A perfeição é um conceito abstrato e relativo, o perfeito pra mim, pode não ser pra outro. Então, se o mundo fosse perfeito pra mim, seria imperfeito pra outro, o que resultaria numa redução drástica - do tamanho que um mundo de uma só pessoa pode ter. Não haveria qualquer divergência ou conflito com o que eu julgasse ser um mundo perfeito. Todo o progresso tecnológico e intelectual seriam assustadoramente reduzidos ao que a ausência da pluralidade podem alcançar. Todos os eventos estariam necessariamente submetidos às minhas expectativas, uma vez que poderiam gerar frustração, caso me surpreendessem negativamente. Não haveriam surpresas e nem novidades, pois já estaria tudo perfeito, não haveria a possibilidade de aprender aquelas coisas que só se aprendem com as frustrações e os riscos. Portanto, no principio, aparentemente, fomos salvos da perfeição sem nem mesmo sabermos que a perfeição consiste em toda essa imperfeição.

Diego Cosmo

Nenhum comentário: