24 de outubro de 2012

CRER NÃO É PRECISO

Tendo a pensar que Deus, definitivamente, não espera que acreditemos Nele. Deus para ser Deus não dependeria dessa contrapartida. Ele é algo a se ter fé. Se fosse necessário crer, tudo seria claro mas o que temos é mistério.. Por que? Porque, para todos os efeitos, Ele "não" existe, somente a fé nos possibilita algum diálogo. Do contrário, seria possível mapearmos toda sua natureza, personalidade etc. Já que crer subentende-se uma certeza.

"Deus, a fonte de todas as primeiras intenções, é aquele que tudo vê, mas que, exatamente por isso, não é visível. Porque o que é visível atende ao que se quer ver. Deus é invisível porque não atende aos desejos políticos de nosso olhar.Nilton Bonder

Alguns pressupostos básicos: 1) Deus é Amor e esse Amor 2) é incondicional. Se Deus é amor, Ele pode tudo aquilo que pode o amor, ou se mostra em tudo aquilo que seja manifestação de caráter amoroso. Logo o que não for dessa índole está fora do campo de atuação de Deus, e já não lhe diz respeito. Se é incondicional, para Ele nos amar não é preciso de nada mais do que simplesmente existir, se há uma condição, é essa, existir! A partir do momento em que preciso fazer algo além de existir, para ganhar seu amor, ou influenciá-lo, esse amor passa a ser condicional. Quando preciso da bíblia, por exemplo, para conhecê-lo, isso já é uma condição, assim como quando preciso crer Nele, isso também é uma condição. O que contraria a ideia de amor incondicional.

Deus não nos ama necessariamente pelo que fazemos ou deixamos de fazer. No entanto, encontrá-lo, compreendê-lo me parece implicar um esforço de esvaziamento, tendemos sempre a entendê-lo a partir de nós mesmos, impossível ser de outro modo, o que parece uma barreira em que nunca atravessaremos por completo na condição que nos encontramos. Até lá, boa sorte para nós.

Diego Cosmo

Um comentário:

Wendel Cavalcante disse...

Pensei imediatamente em quatro músicas a partir desse texto, não para refutar ou rebater, mas para colocar outros ingredientes:
Tempos Modernos, de Lulu Santos
http://www.youtube.com/watch?v=5ccV-L1jNoc&feature=related
Andar com fé, de Gilberto Gil
http://www.youtube.com/watch?v=y6g83X6Lrwg
Monte Castelo, de Legião Urbana e Camões
http://www.youtube.com/watch?v=AKqLU7aMU7M
e Irmãos Coragem, de Milton Nascimento
http://www.youtube.com/watch?v=pAHdhru9lc4