20 de setembro de 2011

O REINO DE DEUS


O Reino de Deus é uma realidade íntima. Jesus disse: "O Reino de Deus está dentro de vós". Buscá-lo é, portanto, um exercício de devoção espiritual, marcado pela comunhão com Deus, através do reconhecimento daquilo que Ele é, através da oração, contemplação, confissão, acolhimento do amor e da graça divina. Buscar o Reino é manter o bem como paradigma interior. Buscar o Reino é cultivar e viver todas as bem-aventuranças como condição primária, como estado íntimo dos limpos de coração.

Os valores e princípios do Reino são uma realidade possível. Portanto, buscar o Reino é buscar a concretização de sua realidade pelo testemunho, proclamação e atos de justiça dos discípulos. Buscar o Reino de Deus é praticar boas obras a fim de que Deus seja glorificado. É confrontar o mal e todos os poderes satânicos para que o reino se aproxime cada vez mais. É manter a esperança de que o Reino de Deus virá em toda a sua plenitude. Assim, buscá-lo é manter a fome e a sede para que a justiça corra como um rio e a paz se instaure para sempre.

Aos que buscam o Reino de Deus e a sua justiça, "todas estas coisas serão acrescentadas". O texto refere-se a "estas coisas", e não a todas as coisas que queremos. E o que será acrescentado? O suprimento necessário a uma vida digna. Assim, "todas estas coisas" não são todas as coisas que almejam os de mentalidade materialista. São as coisas essenciais a uma vida digna, e aqueles concernentes às realidades e esperanças do Reino de Deus.

Carlos Queiroz (Ser é o Bastante; págs: 174 e 175)

Nenhum comentário: