27 de maio de 2011

A TRADIÇÃO DA LIBERDADE SIGNIFICA TUDO

Josan Gonzalez
 
- Diz que quer me libertar e me põe na prisão...
- Você já estava numa prisão. Esteve numa prisão a vida toda!
- Calaboca! Eu não quero ouvir! Eu não tava numa prisão. Era feliz! Era f-feliz aqui até você me expulsar...
- A felicidade é uma prisão, Evey. A felicidade é a mais insidiosa das prisões. (...).
E-eu estava amando! Era feliz! Se era uma prisão, não me importa!
- Não! Seu amante vivia na penitenciária em que todos nós nascemos, e era forçado a varrer os dejetos do mundo para viver. Ele conheceu afeição e ternura por pouco tempo. Por fim, um dos outros internos esfaqueou-o com uma espada e ele se afogou no próprio sangue. É isso, Evey? Essa felicidade vale mais do que a liberdade? (...) Eu não pus você numa prisão, Evey. Apenas mostrei as grades. Você está numa prisão, Evey. Nasceu numa prisão. Esteve numa por tanto tempo que já nem acredita que há um mundo lá fora...
- Chega! Você é louco! Não quero ouvir mais!
- Isso porque tem medo, Evey. Você tem medo porque pode sentir a liberdade se aproximando. Está com medo porque a liberdade é aterradora... Não fuja, Evey. Parte de você compreende a verdade, embora finja não ver.

 Alan Moore (V de Vingança; págs: 170, 171 e 172)
 
 
Alguns de nós têm de lutar. Existem grandes tradições de liberdade a defender. Não sou homem de partidos políticos. Onde vejo a infâmia, busco erradicá-la. Nomes de partidos nada significam. A tradição da liberdade significa tudo. As pessoas comuns deixarão isso passar, ah, sim. Elas venderão a liberdade por uma vida mais tranquila. É por isso que elas devem ser espicaçadas, espicaçadas...

Anthony Burgess (Laranja Mecânica; pág: 161)

Nenhum comentário: